sexta-feira, agosto 11, 2006

GUARDA-CHUVAS

GUARDA-CHUVAS


Quando chove, Maceió fica mais colorida do que na primavera. É só sair nas ruas durante um chuvisco para se ver diante de um desfile de guarda-chuvas diversificados e esquisitos, que contrastam com o clima nublado que se reflete nos rostos das pessoas incomodadas pelo frio e pela falta de saneamento que respinga em suas calças.
As ruas do centro da cidade ficam repletas de ofertas tentadoras.
- Temos de todos os preços e tamanhos.
- Eu quero um desses, moço. Quanto é?
- Três pra levar e cinco pra abrir antes!
Tentador! E, onde eles não estão, a tristeza governa. As janelas embaçam em lamento, como se dissessem "saiam daí de dentro, venham contemplar a chuva!". E os que não se sentem atraídos pela solidão trancafiada estão embaixo de algum destes guarda-chuvas. Zeca Baleiro canta "amores secretos debaixo dos guarda-chuvas" e eu me pego imaginando toda a beleza mística deste objeto. É incrível como todos se tornam misteriosamente atraentes quando sob esse inventivo instrumento.
Guarda-chuvas grandes, pretos, pontudos e de cabos sinuosos sobre as cabeças de pessoas sérias. Sombrinhas floridas sustentadas por mulheres sorridentes. Cor-de-rosa, azul e estampado. São verdadeiros desfiles ao ar livre, os dias de chuva. Alguns deles são enormes, mas com uma única pessoa embaixo, e outros minúsculos protegendo duas ou mais. Não há dúvida de que eles possuem um poder de unir as pessoas. O número de abraços cresce consideravelmente durante os dias de chuva devido à aproximação necessária para que duas pessoas abrigadas sob o mesmo guarda-chuva não se molhem. São verdadeiros criados do amor, os danados!
Nosso guarda-chuva pode falar muito da gente. O meu, por exemplo, é pequeno, preto e barato. Quando bate um vento qualquer, por mais fraco que seja, ele já ameaça desmontar. Em uma semana de uso ele já havia desbotado e quebrado um dos talos da sua armação. Ele não consegue me proteger se a chuva é forte. Meu guarda-chuva me denuncia.

2 comentários:

Isabella Brito disse...

Você precisa apenas mudar de guarda-chuva viu...
(Parece simples e é, mesmo não sendo)

Lovi iu!

poetisanavegante disse...

comecei a amar mais guarda-chuvas e sombrinhas agora... que descrições perfeitas! =)

Bjo!